um ponto azul

2005/02/01

Não resisto...



"Northen Exposure" - "No fim do mundo"

A falar desta série...há uns anos atrás dava no Canal 2, mas deixou de repente, e agora recomecei a ver na Sic Mulher, às 2ªs pelas 21h00.

É a história dum médico nova iorquino que foi transferido para uma cidade do Alaska chamada Cicely, mesmo num local remoto.
Todas as personagens são tipificadas e todas são abordadas em cada episódio de uma forma ou de outra, já que retrata uma comunidade e como tal, todas fazem parte do dia a dia da pequena cidade.

O que me impressionou ontem, foi que o tio do médico, que é judeu, morreu e era necessário fazer uma oração com mais 10 judeus no funeral, bom, o pessoal lá se juntou e tentou procurar judeus no Alaska para a cerimónia!
Foi incrivel, descobriram judeus com diferentes profissões, diferentes apelidos, diferentes formas de estar, e de repente ele conseguiu as 10 pessoas para a cerimónia!
Mas não a quis fazer, pois disse não conhecer os outros judeus pessoalmente...então fez a cerimónia com as pessoas da cidade e disse: "Vocês são a minha comunidade, e na vossa presença posso fazer a oração, se me quiserem acompanhar, é só dizerem uma oração da vossa crença..."
E assim foi, indios, brancos, pretos, de todos os credos rezaram com ele.

Esta série está muito bem feita, pois aborda muitos assuntos actuais, e acima de tudo fala dos sentimentos que ligam as pessoas, e as mesmas dão importância às coisas simples da vida.
É claro que o médico por vezes fica completamente baralhado com tudo!